sábado, 11 de maio de 2013

Dia de visitas vocacionais em Concord!

No dia 10 de maio, o grupo só se encontrou à tarde, porque depois do café da manhã, cada um foi para sua visita vocacional: a Betina para as vinícolas, o Ronye e o Boneli para o Kannapolis Bio Tech Research Center, a Jaque para uma indústria de café e eu (Fernanda) conhecer um escritório de advocacia e a administração da cidade de Concord e do condado de Cabarrus. As visitações deles também aparecerão por aqui!

Comecei pelo escritório de advocacia do meu host Jay White. A estrutura é idêntica às firmas brasileiras: recepção, salas, livros, mesas de trabalho. O Jay é o proprietário da firma e ele me falou um pouco das "courts" do dia dele. Como já falei em outro post, o sistema legal é diferente, então é até difícil de comparar, porque a dinâmica do processo é outra. Duas diferenças curiosas que lembro da nossa conversa: nem todos os casos de família são segredo de justiça, só quando envolvem menor (presenciei um divórcio com a sala da corte lotada de outras partes e testemunhas dos casos seguintes) e corpo de jurados inclusive para casos cíveis! Super diferença!
Depois dessa rápida conversa, encontrei o Michael, que me guiou pela centro administrativo do Condado de Cabarrus, cuja sede é em Concord. Foi a primeira cidade sede de condado que visitamos e apesar de ser uma cidade relativamente pequena (cerca de 80.000 habitantes) é muito bem estruturada, provavelmente por ser cidade sede.


Na frente do prédio administrativo

No prédio do centro administrativo, visitei o departamento de polícia, prisão, cartório de registro civil, departamento de construção e planejamento, alguns departamentos da District Court e da Superior Court e centro de operações do 911 que inclui bombeiro, polícia e emergência de saúde (no Brasil cada um tem um número).

 
Na sala dos comissioners, pessoas eleitas para um mandato de 4 anos,
que têm entre suas responsabilidades votar o orçamento do condado
(trabalham com projeção de orçamento para 10 anos!)

Hall do prédio

 
Departamento de planejamento e construção


Parecido com o que vemos nos cartórios por aqui





 

Livro de certidões de óbito
 

911
Prisão (ao invés das grades, vidros). As celas são individuais e na área
comum tem TV com programação controlada pela administração
Kits recebidos pelos presos










Todos os juízes usam toga nas cortes, tradição não tão usual no Brasil
 

Saindo do centro administrativo do Condado, fui conhecer o centro administrativo da cidade e no caminho passamos por uma área de moradias públicas, que consistem em casas totalmente providas por verba federal para pessoas que não têm emprego, ou seja, para morar lá, as pessoas devem estar desempregadas e podem permanecer enquanto essa situação perdurar. Pedi ao guia se isso não estimulava que as pessoas não se esforçassem para encontrar um emprego e ele respondeu que infelizmente sim, e o que acontece é que gerações se criam nessas casas, totalmente alienadas à forma convencional de prover suas vidas, ou seja, pela força do próprio trabalho. Concordei totalmente e achei muito estranho, nada pedagógico!
 


Chegamos ao Centro Administrativo da cidade. Se comparar com uma cidade do mesmo porte na nossa região, a estrutura de Concord impressiona. Por exemplo, a manutenção da frota do município é completamente feita por servidores municipais (8 mecânicos e outros auxiliares que trabalham em dois turnos), nada é terceirizado. A única parte que contratam da iniciativa privada são os serviços de lataria (chapeação e pintura).



 
Parte da frota
 
Oficina
Almoxarifado (estoque estimado em U$ 3 milhôes)

As placas também não são terceirizadas
Departamento dos Bombeiros



Num dos corredores do departamento dos Bombeiros, me deparei com essa caixa:
uma parte do World Trade Center do trágico dia 11 de setembro de 2001
 
Depois dessa visitação, almocei e segui para encontrar os colegas em outro departamento do Condado de Cabarrus: uma fazenda orgânica bem interessante. É uma espécie de incubadora de agronegócios. Qualquer pessoa interessada em começar um negócio nesta área, pode se inscrever no programa que instrui teoricamente as pessoas e também ensina efetivamente a trabalhar com a terra e animais. O local fornece a terra, equipamentos e tratamentos para as culturas e cada interessado se responsabiliza pelo cultivo e colheita. A venda dos produtos reverte em benefício do agricultor. O objetivo é estimular as pessoas a permanecerem no campo, produzindo de forma profissional e competitiva. O programa funciona há 5 anos e já formou muitas pessoas. Interessantíssimo!!
 


 



O responsável é um servidor do Condado, o Aaron. Ele é arquiteto, co-autor de um livro (A Nation of Farmers, Defeating the Food Crisis on American Soil) e fazendeiro por paixão. Ele tem funções administrativas no condado, mas como gerente da incubadora vai todos os dias à fazenda, inclusive aos finais de semana para tratar os animais. Era possívei sentir a dedicação dele ao projeto!

Como a fazenda é orgânica, essa plantação atrás de mim é específica para aerar o solo entre as culturas
 


 
Mal entramos no carro ao final da visitação e o Aaron saiu disparado no trator!!
Achamos engraçado, mas  a vida na fazenda não para e
é assim que as saladinhas vêm parar nos nossos pratos!!
Depois de todas essas visitas, fomos para uma recepção com os rotarianos. Comida boa e ótima conversa para fechar a semana!
 
Beijo, beijo!
=)
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário