sexta-feira, 3 de maio de 2013

02 de maio em Statesville

Começamos o dia com uma caminhada por Statesville (25.000 habitantes) para conhecer o centro da cidade, cujas ruas foram totalmente refeitas há dois anos.
O prédio onde funciona a Prefeitura é de 1892 e foi restaurado ano passado. Antes era uma agência de correio.

 
 





O prefeito Constantine Kutteh nos guiou por todo o prédio, nos explicando sobre os serviços prestados pelo município e pelo condado de Iredell do qual a cidade faz parte. Esta é outra particularidade daqui, eles têm uma subdivisão do estado em condados (county). Os condados têm as prerrogativas do estado e impostos e leis também mudam de um condado para outro (embora pertençam ao mesmo estado).

 
No final, nos presenteou com lembranças da cidade.
 

Saindo da prefeitura, demos uma entrevista ao jornal local Statesville Report, falando sobre este intercâmbio do Rotary que estamos participando. Isso nos rendeu uma matéria de capa no jornal do dia seguinte.. que tal?! =) É claro que pegamos um exemplar para levar para casa! Confiram aí a versão virtual: http://www.hickoryrecord.com/article_ca458e02-b39f-11e2-baec-001a4bcf6878.html

Depois, continuamos a visitação pela cidade e passamos pela Mitchel Community College, uma faculdade pública que existe desde 1892.



 
 
A diferença entre College e University, é que na College o aluno estuda dois anos e tem um diploma "associado", ou seja não é bacharel, mas tem certa qualificação profissional. Querendo completar os estudos, aproveita estes créditos e transfere-se para uma University para estudar mais dois anos, quando tornar-se-á bacharel em determinada área.
 
Depois fomos almoçar no Greater Statesville Rotary Club, onde fizemos nossa quinta apresentação do programa.
 
Depois do almoço, conhecemos a Dove Children, uma instituição que presta amparo a crianças e adolescente vítimas de abuso sexual  (compreendido como qualquer contato íntimo inadequado à idade da vítima), ou seja, abuso sexual não é apenas o ato sexual, propriamente dito. Neste lugar ouvimos uma estatística alarmante sobre o país: 1 em cada 4 meninas e 1 em cada 6 meninos sofreram ou sofrerão algum abuso desta natureza até os 18 anos. E os estudos mostram que os autores são, em 100% dos casos, pessoas que as crianças amam e confiam (pais, demais parentes e cuidadores, sendo a grande maioria homens). Triste número!
A parte mais interessante do projeto é que prestam o primeiro atendimento à vítima, inclusive com exames médicos, se necessário, além de apoio à família e aproveitam a oportunidade para conversar com a criança em uma sala equipada com câmera e som (discretamente alocados). Nesta sala, ficam apenas a criança e a psicóloga. Em outra sala, ficam investigadores policiais e o promotor de infância e juventude, que aproveitam a oportunidade para perguntarem o que for necessário. E isto é feito por um ponto eletrônico através da psicóloga. O depoimento é gravado para ser usado tanto na fase policial, quanto na judicial, para que a criança não precise falar sobre o assunto novamente e nem precise fazer isso num ambiente policial ou judicial, o que pode ser muito mais traumatizante do que o que aconteceu.
 
 


 
 
Lindíssimo trabalho!
 
Depois fomos conhecer Love Valley, uma cidade de 138 habitantes (isso mesmo!), fruto de um sonho de criança de Andy Barker. Aos 8 anos ele decidiu que queria viver num lugar com atmosfera western e como não achou uma cidade assim, aos 29 anos (em 1954), deixou Charlotte e se mudou com a família para uma área rural na área de Brushy Mountains e montou a cidade dos seus sonhos. É uma cidade, com prefeito, vereadores e tudo! Ele faleceu, mas sua esposa é viva e seus descendentes perseguem seu sonho e Love Valley é um pacato lugarejo que lembra nossos interiores, a não ser pelas contruções... nos sentimos no meio de um cenário de filme de cowboy.





Dia de brincar de John Waine!
 

 
 



 
 
 
 
 



 
 
Jantamos por lá (um delicioso roast beef) e cheesecake de sobremesa!
 

 
Esse também foi nosso último dia com os hosts, pois no dia seguinte fomos para a Conferência Distrital do Rotary em Greensboro, assuntos do próximo post.
 
See you later!
 
=)
Fernanda
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário