Fizemos apresentação para o Rotary Club de Statesville às 7 da manhã! Novamente passamos nosso vídeo que fala sobre o Brasil, sobre Santa Catarina e apresenta os membros da equipe e o líder. Eles ficam bem surpresos em saber que neva no Brasil (uma das fotos da Betina é na neve em São Joaquim). Ao final, sempre fazem perguntas, desde o idioma que falamos (existe uma certa dúvida por parte de alguns se falamos espanhol, já que é o idioma predominante em toda a América Central e do Sul), até ao que creditamos a emergente economia brasileira. Também perguntam sobre comida, sobre a impressão que estamos tendo dos Estados Unidos, sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas no nosso país. E em geral, todas as informações sobre o estado de Santa Catarina são completamente desconhecidas para eles. Que bom que estamos tendo a oportunidade de divulgar o sul do Brasil! Em uma das reuniões alguém mencionou que pesquisou na Internet sobre o nosso estado e ficou se perguntando o que viemos ver aqui, porque o nosso estado "looks like paradise"! "Thank you!"
Depois da apresentação, partimos para as visitas vocacionais. Eu (Jaqueline.. oi!) e a Betina visitamos uma pequena indústria de ração animal, G & M Milling.
Jeff, administrador, vendedor, marketeiro e sócio-proprietário da empresa da família, nos mostrou os equipamentos e os processos básicos da fabricação de ração amimal, desde o recebimento da matéria-prima até o transporte final do produto, que assim como no Brasil, pode ser embalado ou transportado a granel.
Como é uma pequena empresa, a G & M Milling não importa matéria-prima ou equipamentos e nem exporta seu produto final, atendendo somente o mercado local, algumas pequenas cidades.
Depois da visitação a sua empresa, Jeff fez questão de nos mostrar certa parte da cadeia produtiva da qual faz parte, onde compra e onde vende seu produto.
No caminho entre uma fazenda e outra nos deparamos com paisagens especiais como uma plantação de canola.
Visitamos rapidamente:
* Pequena indústria de extração de óleo de cereais (canola, milho e soja);
* Fazenda produtora de cereais como milho e soja, muito bem equipada e com extensa área de plantação;
* Fazenda de gado leiteiro.
Ao final das visitações já estávamos nos sentindo em casa, pela semelhança com nossa região!!
A Fer passou o dia com a Juíza Deb Brown na Courthouse de Taylorsville e ela vai contar como foi.
Oi! Agora é a Fernanda.
Bem, meus queridos amigos do Direito, estamos falando de Common Law e não de Civil Law, então há muitas diferenças! Estudamos isso na faculdade e conhecemos um pouco como funciona através de filmes e séries, mas estar "vendo" o sistema common law é uma experiência interessantíssima. Esse dia, a juíza só tinha sessões de direito civil, minha área, então pude ver como funciona por aqui. Por absoluta falta de tempo, não vou poder entrar em detalhes, mas estarei à disposição de quem quiser saber mais sobre isso quando eu voltar.
Resumindo, o que eu vi nessa sessão:
Fazem o juramento sobre a Bíblia antes de depor, partes e testemunhas.
Estando a parte presa, ela será ouvida por um sistema de câmera instalada nos presídios.
Outra coisa curiosa para nós é que os juízes são eleitos. O mandato é de 2 anos e podem ser reeleitos por quantas vezes quiserem concorrer. Também podem ser nomeados (o que acontece mais nas Superior Courts). A juíza Deb está no segundo mandato. Quando eu falo da forma de ingresso na magistratura no Brasil (concurso público com várias fases), eles ficam muito admirados e a maioria acha melhor, porque tende a garantir mais imparcialidade. Promotor Público também é eleito ou apontado (depende do estado).
Agora devolvo para a Jaque.
Nesse mesmo dia o nosso líder visitou a GL Wilson Building Co e o Ronye visitou a Troutman Chair, fabricante de cadeiras de balanço feitas de
madeiras, popularizadas pelo ex-presidente John Kennedy devido ao seu problema nas
costas. Logo os posts deles sobre esse dia estarão aqui também!
Depois voltamos para os nossos hosts para descansar um pouco e nos preparamos para o dia 2 de maio em Statesville!
Jackie
Nenhum comentário:
Postar um comentário