quinta-feira, 2 de maio de 2013

1º de maio - Feriado no Brasil... Trabalho árduo para nós nos EUA!

O Labor Day deles é em setembro, então nada de feriado e o nosso dia começou bem cedo!

Fizemos apresentação para o Rotary Club de Statesville às 7 da manhã! Novamente passamos nosso vídeo que fala sobre o Brasil, sobre Santa Catarina e apresenta os membros da equipe e o líder. Eles ficam bem surpresos em saber que neva no Brasil (uma das fotos da Betina é na neve em São Joaquim). Ao final, sempre fazem perguntas, desde o idioma que falamos (existe uma certa dúvida por parte de alguns se falamos espanhol, já que é o idioma predominante em toda a América Central e do Sul), até ao que creditamos a emergente economia brasileira. Também perguntam sobre comida, sobre a impressão que estamos tendo dos Estados Unidos, sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas no nosso país. E em geral, todas as informações sobre o estado de Santa Catarina são completamente desconhecidas para eles. Que bom que estamos tendo a oportunidade de divulgar o sul do Brasil! Em uma das reuniões alguém mencionou que pesquisou na Internet sobre o nosso estado e ficou se perguntando o que viemos ver aqui, porque o nosso estado "looks like paradise"! "Thank you!"


Depois da apresentação, partimos para as visitas vocacionais. Eu (Jaqueline.. oi!) e a Betina visitamos uma pequena indústria de ração animal, G & M Milling.
Jeff, administrador, vendedor, marketeiro e sócio-proprietário da empresa da família, nos mostrou os equipamentos e os processos básicos da fabricação de ração amimal, desde o recebimento da matéria-prima até o transporte final do produto, que assim como no Brasil, pode ser embalado ou transportado a granel.
 

Como é uma pequena empresa, a G & M Milling não importa matéria-prima ou equipamentos e nem exporta seu produto final, atendendo somente o mercado local, algumas pequenas cidades.

Depois da visitação a sua empresa, Jeff fez questão de nos mostrar certa parte da cadeia produtiva da qual faz parte, onde compra e onde vende seu produto.

No caminho entre uma fazenda e outra nos deparamos com paisagens especiais como uma plantação de canola.


Visitamos rapidamente:
* Pequena indústria de extração de óleo de cereais (canola, milho e soja);
* Fazenda produtora de cereais como milho e soja, muito bem equipada e com extensa área de plantação;
* Fazenda de gado leiteiro.




Ao final das visitações já estávamos nos sentindo em casa, pela semelhança com nossa região!!

A Fer passou o dia com a Juíza Deb Brown na Courthouse de Taylorsville e ela vai contar como foi.

Oi! Agora é a Fernanda.
Bem, meus queridos amigos do Direito, estamos falando de Common Law e não de Civil Law, então há muitas diferenças! Estudamos isso na faculdade e conhecemos um pouco como funciona através de filmes e séries, mas estar "vendo" o sistema common law é uma experiência interessantíssima. Esse dia, a juíza só tinha sessões de direito civil, minha área, então pude ver como funciona por aqui. Por absoluta falta de tempo, não vou poder entrar em detalhes, mas estarei à disposição de quem quiser saber mais sobre isso quando eu voltar. 

 
 
 

Resumindo, o que eu vi nessa sessão:

Fazem o juramento sobre a Bíblia antes de depor, partes e testemunhas.
 


Estando a parte presa, ela será ouvida por um sistema de câmera instalada nos presídios.
















Não posso generalizar, mas nessa sessão que assisti, nenhuma anotação foi feita no sistema (em formato muito diferente do nosso), tudo foi anotado à mão. E como a oralidade é uma característica do Common Law, quase nada de papel. Dizer qual sistema funciona melhor é bem complicado, porque isso tem a ver com a cultura e a história dos países que adotam um ou outro sistema, mas a parte estrututal do judiciário do nosso estado é muito mais moderna.
 
 
Outra coisa curiosa para nós é que os juízes são eleitos. O mandato é de 2 anos e podem ser reeleitos por quantas vezes quiserem concorrer. Também podem ser nomeados (o que acontece mais nas Superior Courts). A juíza Deb está no segundo mandato. Quando eu falo da forma de ingresso na magistratura no Brasil (concurso público com várias fases), eles ficam muito admirados e a maioria acha melhor, porque tende a garantir mais imparcialidade. Promotor Público também é eleito ou apontado (depende do estado).
Agora devolvo para a Jaque.
 
Nesse mesmo dia o nosso líder visitou a GL Wilson Building Co e o Ronye visitou a Troutman Chair, fabricante de cadeiras de balanço feitas de madeiras, popularizadas pelo ex-presidente John Kennedy devido ao seu problema nas costas. Logo os posts deles sobre esse dia estarão aqui também!
 
Depois voltamos para os nossos hosts para descansar um pouco e nos preparamos para o dia 2 de maio em Statesville!
 
Jackie

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário