terça-feira, 14 de maio de 2013

Bye, Bye, Concord! Hello, Charlotte!

O dia 13 de maio foi dia de mudança novamente... hora de ir para Charlotte.
A última visita em Concord, foi à Jay M. Robinson High School, uma escola pública de ensino médio.


Diferentemente das escolas brasileiras que geralmente oferecem desde o ensino fundamental até o ensino médio numa mesma escola, as americanas normalmente são separadas por nível de ensino.
Esta escola que visitamos tem uma estrutura excelente para os 1380 alunos que lá estudam em 4 aulas diárias de 90 minutos cada. O sistema é bem diferente do brasileiro, que oferece um currículo fechado. Nos EUA, os alunos têm disciplinas obrigatórias num sistema de créditos que devem cumprir durante os 4 anos de high school (matemática, física, química, ciências, história, línguas, etc) e aulas optativas como artes, música, esportes, música, teatro, marcenaria, robótica, construção civil e outras, dependendo da escola.

Aula de canto (fizeram uma pequena apresentação para nós!)

Aula de desenho

Alunos em pleno trabalho de artes!


Aprendendo a construir!
Invadimos também a aula de Francês
(as línguas estudadas lá geralmente são francês e espanhol)
 
Robótica

 
Aula de teatro

Biblioteca
 
Pista para atletismo e campo para esportes

Outra diferença é que os alunos vão para a escola pela manhã e retornam no meio da tarde, portanto, almoçam na escola. Pagam por sua refeição, mas também pode ser gratuita ou com redução de custo para alunos que necessitam.

Refeitório (reparem no PROM TICKET SALES:
é a formatura do ensino médio, uma grande celebração,
muito mais importante que a formatura da faculdade)
Outra grande diferença é que quem muda de sala são os alunos e não os professores, como no Brasil. A razão é que cada sala é totalmente preparada para determinada matéria, com todos os materiais disponíveis: laboratórios, mapas, etc e este aparato é bem impressionante.

Sala de biologia
 
Sala de química
Para a troca de salas, os alunos têm 6 minutos e se permanecerem nos corredores depois do tempo encerrado, são conduzidos para a direção pelos inspetores. Presenciamos uma troca de salas.. é uma movimentação bem grande! Começou bem discreta e de repente os corredores estavam cheios e logo esvaziaram novamente. Muito interessante!


Todas as famílias que me hospedaram, com filhos em idade escolar, estudavam em escola pública. Nossa educação pública tem um longo caminho para oferecer uma estrutura assim... vamos, Brasil!

Depois da visitação na escola, nos despedimos dos amigos de Concord e partimos para Charlotte, onde tivemos uma apresentação no Charlotte South Rotary.



Depois da apresentação e do almoço, fizemos um tour por Charlotte com o Rafael, um brasileiro que mora lá há 6 anos. Nos levou ao SouthPark Mall e fizemos umas comprinhas por lá. No fim da tarde fomos para uma recepção e encontro com os novos hosts. Mais barbecue!!! =)
Fizemos outra apresentação mais informal para os rotarianos que nos recepcionaram e fomos para nossas casas pelos próximos quatro dias.. Amanhecemos em Concord e o boa noite foi em Charlotte! A vida de um intercambista GSE é bem movimentada.. =)

Night, night!

;)
Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário