quarta-feira, 1 de maio de 2013

E assim terminamos abril por aqui!

STATESVILLE e TROUTMANN

Dia de visitação técnica

A primeira parada foi no Carreer Academy and Technology School (CATS). É uma espécie de escola técnica para alunos do ensino médio (16 a 19 anos), que atende cinco escolas públicas do condado de Iredeel.
É uma instituição pública, como uma estrutura incrível, onde os alunos têm acesso a aulas de enfermagem básica, culinária, filme e produção digital, serviços automotivos e academia de bombeiro.
Todos os setores são modernamente equipados e isso nos impressionou bastante, ainda mais por se tratar de uma instituição pública. A oportunidade de os alunos conhecerem uma área com profundidade é de grande auxílio na hora de optar pela carreira a seguir, muitos acabam investindo em áreas afins aos cursos da escola técnica.






 

O almoço foi no CATS e a comida foi feita por três alunos vencedores de uma competição estadual de culinária.
Um sanduíche de frango muito simples com uma salada de batata.. mas estava DE-LI-CI-O-SO!

 
Almoçamos e partimos para outras visitações. Andamos um pouco pelo centro de Statesville e depois fomos para o fórum da cidade. Vou deixar para falar um pouco mais sobre o sistema legal deles no dia que fui para minha visita vocacional, neste dia fomos todos juntos e pudemos conhecer um pouco a estrutura deles. O que posso adiantar, é que temos muitos motivos para nos orgulhar da estrutura do judiciário de Santa Catarina, incomparavelmente superior e mais moderna!
Depois fomos conhecer a prisão e foi uma experiência pesada. Nenhum de nós havia estado em uma prisão antes, nem mesmo no nosso país, mas é possível supor que estar dentro de uma prisão não é uma experiência agradável em qualquer lugar do mundo. Mas analisando tecnicamente, o que vimos foi um lugar limpo e claro, muito parecido com o que vemos nos filmes (e os presos usam uniformes listrados). A limpeza, a comida e a lavanderia são totalmente feitas pelos presos sob a supervisão de policiais e funcionários. Não pudemos fotografar.
Para distrair, passeamos um pouco pelo centro de Statesville e depois voltamos ao fórum para assistir a uma sessão de “Teen’s Court”, que consiste em um julgamento de um caso real de contravenções causadas por adolescentes abaixo de 18 anos (na Carolina do Norte a idade penal é 18 anos, mas é diferente em outros estados). O caso é real, a vítima e o réu adolescente estão presentes (este último acompanhado do pai, mãe ou responsável), o juiz preside a sessão, mas o corpo de jurados, acusação e defesa são adolescentes (voluntários interessados em fazer Direito ou ex-réus, cuja pena prevê também participar das sessões de Teen Court). Lembrem que aqui todos os tipos de crimes são julgados por Juri e eles ficam bem surpresos quando eu falo que no Brasil, apenas crimes contra a vida (ou conexos a eles) são julgados por Juri. Por aqui, os crimes menos graves (misdemeanor) são julgados pelo juiz singular, mas em caso de apelação, o recurso será revisado em Juri Popular.

Assistimos a um caso que um rapaz de 17 anos foi a uma festa e bebeu cerveja de amigos, provavelmente com algum tipo de droga dentro e saindo de lá, invadiu a casa de um policial aposentados, causou diversos danos e na hora que o policial depôs ele falou que a sorte do rapaz é que por alguma razão ele não estava com sua arma naquele momento, porque se estivesse, ele provavelmente o teria matado. Nesse caso a vítima era um policial e tinha arma por causa da profissão, mas o que é diferente aqui também é que a venda de armas é liberada, então muitas pessoas têm armas. Depois o réu depôs e sua mãe também, ela chorou. Pelo que pudemos entender, o rapaz é de boa família, estudioso, mas o que era para ser uma festinha acabou virando um caso policial e judicial. O policial disse que deu essa oportunidade de processá-lo pelo Teen Court depois que conheceu a família. Ao final a pena foi: 20 horas de serviço comunitário, participar de 3 sessões de Teen Court, frequentar aulas de educação anti-drogas, desculpar-se verbalmente aos pais lá na sessão, e manter boas notas na escola. Em caso de descumprimento, ele será processado pela Justiça Criminal regular.
Nos falaram que este programa está funcionando há um ano e que nunca houve caso de descumprimento da pena. Nos pareceu um projeto bem educativo, cujo objetivo maior é dar uma oportunidade ao menor infrator de encarar o que fez e decidir não fazer mais.

(Fico devendo mais fotos desse dia, porque fiquei sem bateria na máquina)

No dia seguinte, fizemos uma apresentação para o Rotary Clube de Troutman às 7:30!! Isso quer dizer que acordamos bem mais cedo.. essa é nossa rotina por aqui, para quem acha que estamos de férias.. hahaha
O time com a presidente do clube Linda (de laranja) e nossos hosts: Greg, Bill e Deb
De lá, seguimos para conhecer o Barium Springs, um orfanato público que existe desde 1891 e recebe crianças e adolescentes até 18 anos. O trabalho consiste em oferecer um lar para estas crianças e adolescentes, além de apoio e instrução contra o uso de drogas e prática de crimes, intermediação para adoção e também "foster care", programa que também existe no Brasil para que as crianças sejam criadas por famílias com a ajuda do Estado ao invés de crescerem em um orfanato.









De lá seguimos para o Zootastic, ainda em Troutman, um zoológico privado. Recebem mais de 300 crianças por dia, vindas de todas as escolas do condado de Iredeel.

 
 
 
 

Momento auge do passeio: brincar com os filhotes e dar mamadeira para eles!









Depois fomos passear de barco no Lago Normann, um lago gigantesco construído nos anos 60 em razão de uma barragem. Isso explica porque nessa região vemos tantas lojas de barcos. A região do lago é privilegiada para a construção de casas e vimos verdadeiras mansões durante o passeio. Pedi para um corretor de imóveis em outra oportunidade e ele me falou que os terrenos variam de 100.000 a 400.000 dólares e que o valor do terreno é mais ou menos 10% do valor das casas... Façam as contas!



 
Passear de barco na primavera que veio disfarçada de outono pode dar nisso.. FRIOOOOOOOO!
 
 

 
Terminamos o dia com um jantar com os rotarianos em um clube para uso da vizinhança de alguns dos nossos hosts. Muita conversa e muitas perguntas sobre o Brasil. Eles conhecem muito pouco sobre o sul e ficamos felizes em poder falar sobre nosso lindo estado.

 

Lindo cair do sol... e mais um dia chegou ao fim! O sol foi descansar e nós também!
 Até a próxima!
 ;)
Fer


Um comentário:

  1. Este intercâmbio está muito interessante.Todo dia dou uma espiadinha do blog para saber das novidades. Estou muito feliz por todos! Fer...saudades!!!

    ResponderExcluir