quarta-feira, 22 de maio de 2013

See you later!

No dia 21/05, acordamos cedo para nossa última apresentação do programa, a 16ª no Shelby Breakfast Club. Um misto de satisfação e tristeza por ter chegado ao fim do programa.. Tudo correu tranquilamente, respondemos outras tantas perguntas sobre o Brasil e sobre o que mais tínhamos gostado durante o intercâmbio. Queriam saber nossas impressões sobre a comida, a cultura e o que mais chamou nossa atenção no país deles. Muitas respostas recorrentes sobre as diferenças, como a questão das vizinhanças sem cercas, sobre o costume de manter bandeiras do país hasteadas inclusive em frente às residências, sobre os horários de escola e trabalho, sobre o horário do almoço, que para nós é a refeição principal, enquanto para eles é o jantar... o capítulo "comida" sempre rendia muitas perguntas.
 
Ausência de cercas embelezam as vizinhanças
As bandeiras americas estão por todos os lugares.. forma bonita de demonstrar patriotismo.



 
Logo no começo do blog, postei que a primeira aprensentação a gente nunca esquece.. a última também não.



Depois da apresentação, visitamos um jornal, o "The Star" e lá demos nossa última entrevista do programa.
Acompanhem aí: http://www.shelbystar.com/news/local/brazilians-visit-shelby-as-part-of-rotary-exchange-1.146600



Depois fomos conhecer a Banker's House, uma das casas que faz parte de um projeto de preservação da história e da arquitetura de época.


Uma cadeirinha elétrica destoando da decoração século XIX
É que quando habitada pelos donos originais,
a dona da casa idosa não podia mais subir as
escadas e adaptou esta cadeira elétrica para deslocar-se
entre os andares. A Betina experimentou!

Após essa visitação, hora de nos despedirmos denovo dos amigos de Shelby... muito difícil! Conhecer pessoas foi a parte mais encantadora do programa e também a mais complicada, porque chegava a hora do "até logo". Nas despedidas eles já estavam mais acostumados com nosso costumeiro abraço e foram muitos nesses trinta dias! Não que sejam impessoais, mas realmente não é um costume para eles abraçar calorosamente as pessoas, então era possível perceber a diferença do abraço da chegada e da despedida.. fizemos amigos!

E o programa definitivamente chegou ao fim.. a única despedida fácil foi do uniforme.. =)



De Shelby voltamos a Lake Norman para a nossa Festa de Despedida... Tudo carinhosamente organizado para nos desejarem bom retorno.

Nossas cores estavam lá!

Estávamos evitando ter que falar alguma coisa, porque sabíamos que seria difícil segurar o choro. Mas eles pediram que falássemos, o Ronye começou e embargou a voz... reação em cadeia.. hahaha.. Todos choraram, porque tínhamos muitas razões para agradecer a oportunidade de fazer parte desta experiência maravilhosa, com pessoas maravilhosas, que abriram mão de suas rotinas para nos proporcionarem dias especiais! Nosso muito obrigado!

 
 
Só as meninas!
 
Todos! Os dois grupos e os líderes!

Para fechar, uma jumping picture dos dois times!

PREPARA E...
 
PUUUULA!!!
 
A experiência não afeta apenas quem viaja, mas nossas famílias que ficam e nos dão o suporte para podermos aproveitar a oportunidade. Obrigada a vocês, família!
A experiência também afeta quem nos hospeda, pois têm suas rotinas alteradas com a chegada do "estrangeiro"... quantas conversas, quantas trocas de informações, quantas despedidas doídas... Obrigada pela disposição em fazer parte da experiência!
Obrigada ao Rotary e à Fundação Rotária pela grandeza do programa!

Cada um sabe os motivos pelos quais ter sido um membro de IGE fez diferença na sua vida.
Não é só uma experiência cultural e profissional, mas uma experiência de convívio, de autoconhecimento e de conhecimento do próximo.


O-BRI-GA-DA!
 
See you later, America!
 
 
The End!
 
(And the beginning!)


Brazilian hugs!
Fernanda


2 comentários:

  1. The last post! We were so tired of our uniforms by the end too. I couldn't wait to get rid of mine; it went in the donation pile for Goodwill as soon as we got home. :)

    Miss you all, and hope you're doing well! Is it snowing in Joacaba? Seems like it is everywhere else in Santa Catarina - stay warm!

    ResponderExcluir
  2. Hi, Karen! Yes, finally the last post! =) I wore my uniform one more time when I gave my presentation at Rotary. We can still wear ours, because they are black... :) But not now, because we are having a severe winter down here, there was a little snow in most of the cities you visited!
    Miss you all!

    ResponderExcluir