quinta-feira, 25 de abril de 2013

E com vocês!!! NÓS! (A primeira apresentação a gente nunca esquece)

HUNTERSVILLE


No dia 25 eu e as meninas acordamos antes das 6 da manhã, porque tínhamos compromisso às 7:30 no Rotary de Huntersville, uma cidade perto de Mooresville, onde estamos hospedadas (até dia 28, domingo, ficamos na casa da Loretta. Os homens ficaram em outras duas famílias, do Scott e do Joe.. pessoas incríveis que mereceriam um post só sobre eles!).
Bem, o compromisso do dia era simplesmente: nossa primeira apresentação! Faremos 16 ao longo do programa, mas a primeira é sempre a primeira!
Roupa adequada para essas ocasiões. E os lenços: attention please! Foi minha mãe que pintou! Ela tinha feito um para mim e achei tão legal que pedi para fazer para as meninas também. Thanks, mommy! As meninas adoraram também!


Aqui nos EUA é comum a reunião do Rotary ser no café da manhã, antes das 9, horário que a maioria das pessoas começa a trabalhar (das 9 às 5). Fomos muito bem recebidos e nos encaminharam para tomar o café da manhã, porque a reunião vai acontecendo enquanto as pessoas comem. E lá estavam: bacon, ovos mexidos, batata frita (em cubinhos, com casca), muffin, frutas, café, leite e suco. Só não experimentei o bacon, porque poderia não cair muito bem para quem estava a alguns minutos de sua primeira apresentação. As meninas provaram e gostaram. É tudo gostoso, mas confesso que batata frita e bacon são um desafio no café da manhã! Nada de pão e as nossas “misturas”! =)





Fizemos nossa primeira apresentação! Passamos um vídeo que fala do Brasil, de Santa Catarina e de nós. No final, nos colocamos à disposição para responder perguntas e eles fizeram muitas e elogiaram a apresentação. Todos são extremamente gentis e nos sentimos muito satisfeitos com a estreia. Fizemos nossa primeira troca flâmulas e vamos levar todos para os clubes que nos indicaram.


















Já saímos de casa com as roupas mais confortáveis na mochila e depois da reunião, nos trocamos e fomos para as visitações.

A primeira foi uma empresa de cabos de alta voltagem (http://www.abb.us/). Fomos recebidos pelo presidente da companhia, que pessoalmente nos mostrou toda a linha de montagem, explicando cada passo para a fabricação dos cabos. Infelizmente não podíamos tirar fotos da fábrica, mas nos chamou atenção, a questão do 5S. Todas as ferramentas estavam impecavelmente organizadas e etiquetadas. Os materias de almoxarife ficavam num tipo de vending machine, e quando o funcionário precisa mais material, ele digita sua senha para ter acesso. Ele nos explicou que dessa forma, conseguem evitar desperdício, pois o número de acessos de cada funcioná fica registrado, o que faz com que usem somente o necessário.




Centro das secretarias da cidade. A Prefeitura é em outro prédio

Almoçamos no trabalho do Scott, que é o diretor assistente do setor de parques e recreação (inclui esporte) da cidade de Hunterville. O setor dele corresponde às secretarias nos nossos municípios.

Conhecemos a prefeita que nos falou um pouco sobre a cidade (46.000 habitantes), demonstrando muito carinho por ela, pois foi a cidade onde cresceu. Pedi se havia sido eleita e ela confirmou, o interessante é que o mandato dura dois anos e não há limite para reeleição.


O grupo com a prefeita

De lá, partimos para a Joe Gibbs Racing (http://joegibbsracing.com/) empresa que produz carros para a Nascar (os de número 11 - FedEx Toyota Camry, 18 M&M's Toyota Camry, e 20 Home Depot Toyota Camry). Mesmo para as mulheres, a visita foi muito interessante. É um negócio de números impressionantes! Mas o mais empolgado, sem dúvida foi o Ronye e ele vai preparar um post falando de cilindradas, motores e tal.. Isso parece grego para mim! =) Uma parte interessante é que eles têm uma academia na empresa para o uso dos funcionários no tempo livre, com exceção do pessoal que faz trocas de pneus: para estes, a academia é obrigatória!
A média de salário de um funcionário é de U$5000/mês, o que é fora da realidade do mercado, pois é um negócio milionário. A Loretta estava conosco e ficou indignada, pois é muito, muito mais do que um professor ganha (ela é professora primária aposentada).



















Em seguida fomos para o Police Department de Huntersville. É um prédio novo e a policial nos mostrou tudo. Entramos em salas de investigação, muito CSI! =)







Em seguida fomos para o Huntersville Family Fitness and Aquatics (http://www.hffa.com/). Um centro de esportes, com piscina olímpica, academias e diversas aulas. Serve à população e também aos estudantes, pois possui convênio com escolas que fazem as aulas práticas de esporte nesse lugar. É incrível com esporte e escola são ligados aqui! O bom desempenho nos esportes pode levar o aluno a ser aceito pelas melhores universidades, então eles têm a cultura de prática esportiva desde muito cedo e durante toda a vida escolar. O que não acontece muito no Brasil, especialmente na universidade. Não é comum existir um time universitário de algum esporte, bem diferente daqui.

Falando em universidade, a forma de ingresso na universidade não é através de vestibular. Eles preenchem um application no terceiro do ensino médio (de 4 anos) e mandam para as universidades e aguardam que a universidade os aceitem (ou não). Vemos muito isso em filmes americanos. São avaliadas muitas coisas além do desempenho escolar, e esporte é uma delas, além do serviço voluntário. Há muito voluntariado por aqui. Uma escola pública, por exemplo, não é necessariamente bonita porque a administração cuida bem, muitas vezes é obra de voluntariado de pais e professores.








 





Cada vista demora de uma a duas horas, caminhamos muito! Mas é interessantíssimo. Voltamos para casa ouvindo The Platters no carro da Loretta. Ela disse que era a música que dançava com os namoradinhos do ensino médio.. ela é muito divertida! E se espantou quando nós três acompanhamos o "Oh, yes, I'm a great pretender" e o "Only you".. Ela riu: "Oh, vocês sabem!"









Logo em seguida saímos para o boliche e comemos pizza (com versões picantes, claro!) e vegetais com molhinhos. Experimentamos uma cerveja de maçã e a Betina se interessou (o pai dela produz maçã), pois é uma alternativa para quando a produção não tem qualidade para a venda da fruta inteira.




O Scott conseguiu registrar minha quarta tentativa na vida e meu primeiro strike!



Para os sapatos poderíamos escolher a versão normal (branca) ou a party!
Adivinha!




No final, os rotarianos que estavam lá assinaram um pino e nos deram de presente.
Vamos fazer um sorteio para ver quem leva!
E com essa lua cheia terminou o segundo dia!
Ah! Quem quiser fazer algum comentário, deve clicar em "comentário" e na opção "nome, url". Não precisa escrever nada no campo URL.

Até loguinho!

;)
Fernanda

5 comentários:

  1. I am so glad you all enjoyed your time with us. I hope your experience is as great as mine was when I was in Brazil. What a Great group you have. Thank you for sharing your time. See you soon and have a great time here in North Carolina.

    ResponderExcluir
  2. Tão longe e tão perto! Como é bom ter o blog para acompanhar. Não deixem de alimentá-lo, com certeza todas as famílias sentem certo alívio por vê-los bem, além de poder adquirir um pouco da cultura que estão vivenciando! Continuem tendo uma boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Abraço a todos e em especial a minha esposa Fernanda, estamos todos acompanhando e sempre esperando novos post, está muito bom o blog e assim podemos sentir e pensar sobre seus roteiros e experiências mas nada como estar ai vivenciando cada minuto de uma viagem incrível.

    ResponderExcluir
  4. Legal, muito bom saber as diferenças de costumes, bom aproveitamento e nos passem tudo o que acontece...

    abraços

    ResponderExcluir
  5. É muito bom quando há novos posts, assim sabemos que estão todos bem.
    Está muito interessante o blog! Continuem postando.
    Fê, minha mana, muiiiiiiiiiiitas saudades. Te amo!

    Lilian

    ResponderExcluir